quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A ilusão de ícaro


Você conhece a história de Ícaro ? Diz que sim … por favor … :)
Não ? Está precisando ler um pouco mais pequeno gafanhoto … ;)

Quem era Ícaro ?

Ícaro era filho de Dédalo e de uma escrava de Perséfone, Náucrete, por parte de seu pai Dédalo descende do próprio Zeus, uma vez que Dédalo era filho de Alcipe, que era filha de Ares, que por sua vez era filho de Zeus e Hera. Dédalo, exilado por ter matado seu sobrinho Talo, refugiou-se em Tebas, junto ao rei Minos. Após o nascimento do Minotauro, fruto dos amores entre Pasífae (mulher de Minos) e um touro divino (V. Minos), construiu o labirinto, no qual encerrou o monstro. Tempos depois, o minotauro foi morto por Teseu (V. Teseu e V. Minotauro). Após a morte do Minotauro, Dédalo foi preso, juntamente com seu filho, no labirinto. Então construiu asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de gaivota. Dessa forma conseguiu fugir. Antes, porém, alertou ao filho que não voasse muito perto do sol, para que esse não pudesse derreter a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois esse poderia deixar as asas mais pesadas. No entanto Ícaro não ouviu os conselhos do pai e tomado pelo desejo de voar próximo ao sol, acabou despencando e caindo no mar Egeu, enquanto seu pai, aos prantos, voava para a costa. Ao chegar à Sicília, foi acolhido na casa do Rei Cocálo.

É a origem da história “não sonhe tão alto pois o tombo pode ser muito grande” … Mas por que não usar o exemplo de Ícaro a nosso favor ? Leia a resenha da editora e entenda a possibilidade:
As regras antigas dizem coisas como, escolha o caminho seguro, fique em sua zona de conforto, procure um emprego, um cargo público, escolha um conjunto de regras e as siga, não voe perto do sol.
A nova regra é: antes arrependido do que seguro. Você precisa voar mais alto do que nunca! Neste livro, Seth Godin mostra como vencer em uma economia que recompensa a arte, não a conformidade. O autor explica porque as verdadeiras inovações são focadas em confiança, proeminência e liderança. O autor desenvolve um conceito que explica porque devemos tratar nosso trabalho como arte. Segundo o autor, arte não é um gene ou talento específico, é uma atitude disponível a todos que tenham uma visão que os demais não têm e coragem para fazer algo a respeito. Steve Jobs foi um artista, assim como Henry Ford e Martin Luther King Jr. Trabalhar como um artista significa investir nas coisas que importam: criatividade, trabalho emocional e determinação. O caminho do artista não é para os fracos, mas Godin mostra porque ele é a nossa única chance de erguer a voz, nos destacarmos e fazermos a diferença.
“Acho” que em algumas oportunidades ir além dos limites é mais do que justificável … ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Calendario Economico

Calendário Econômico fornecido por Investing.com Brasil, o portal líder financeiro.