terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Guia Bolso = Dividas

Sair do vermelho: guia rápido para quem quer quitar as dívidas

Compras parceladas, despesas com o cartão de crédito, imprevistos que exigem gastos urgentes são apenas alguns dos procedimentos que podem acabar em dívidas. A culpa não é somente dos preços altos e dos juros caríssimos. A falta de dinheiro e, principalmente, de organização é o que deixa muita gente no vermelho.

sair do vermelho
Se você não se planejou bem e agora está cheio de dívidas que precisam ser pagas, é hora de reverter a situação. Reúna todas as contas, dê prioridade as com maiores juros e maior importância e corte gastos para conseguir quitar as dívidas.
Para quem está “no aperto”, parece um esforço enorme se organizar e conseguir uma quantia que nunca sobra no final do mês. O segredo para quitar as dívidas e deixar de ser um devedor é fazer um planejamento que atenda as suas necessidades, ter paciência e ser disciplinado com as próprias finanças. Para você se organizar e se livrar das dívidas de uma forma eficiente, preparamos um guia rápido que vai te ajudar a voltar para o verde. Confira as dicas e reduza já as suas dívidas!
Organize os seus gastos
Provavelmente, você está em dívida porque adquiriu algo sem que tivesse fundos suficientes para realizar a compra em questão. Fique atento ao seu saldo disponível e as suas despesas para saber quanto tem e quanto pode gastar. Este é o primeiro passo para quem quer poupar, além de evitar as dívidas e possibilitar os pagamentos pendentes.
Utilize planilhas de gastos ou ferramentas na Internet, como o GuiaBolso, destacando as despesas mensais em categorias e defina o que pode ser ajustado. Inicialmente, é comum você achar que não possui gastos desnecessários, porém poupar é sempre possível. Você pode, por exemplo, falar menos ao celular, fazer mais refeições em casa ou trocar as marcas dos produtos que costuma comprar por similares mais baratas. Dessa forma, você terá um dinheiro a mais no final do mês, que será utilizado para quitar as parcelas da sua dívida.
Defina quanto reservar por mês
Com os gastos organizados, você consegue poupar e definir quanto do seu dinheiro será utilizado para o pagamento das suas dívidas. Você também pode estipular em quanto tempo quer pagá-las, para fazer um planejamento mais preciso com relação aos valores.
Também assista ao vídeo com mais dicas do GuiaBolso de como reduzir dívidas

Consiga meios de ganhar mais dinheiro
Se puder, tente fazer horas extras no trabalho ou até mesmo conseguir algo como freelancer. Estas medidas te deixarão mais cansado, porém com mais dinheiro na conta, pense nisso. É um aperto agora, para um benefício enorme no futuro.
Outra forma de aumentar o seu saldo é se desfazer de coisas que você não usa mais. Roupas, eletrônicos e aquilo que estiver em boas condições, podem ser vendidos. Você pode organizar um bazar ou, o que é mais fácil, vender online. Pesquise por sites especializados em troca e venda de itens usados, eles têm bastante visibilidade atualmente.
Não faça mais empréstimos
É muito importante entender que para economizar quantias consideráveis, você tem que se esforçar. Mesmo que já tenha pago a parcela pendente do mês, não saia esbanjando por aí. Deixe de lado o cartão de crédito, os parcelamentos, procure sempre pagar à vista e gaste apenas com o que for estritamente necessário. No momento, o seu objetivo é reduzir as despesas.
Pague as dívidas com maiores juros e importância primeiro
Analisando as suas contas, dê preferência aquelas que cobram os maiores juros (se não sabe quais são, é preciso descobrir!) e para as que são de maior importância: as pendências que envolvem serviços que você realmente precisa, mas serão cortados em caso de falta de pagamento.
Renegocie suas dívidas
Você pode juntar dinheiro para pagar um número maior de parcelas e pedir um desconto na taxa de juros ou até oferecer um valor à vista para liquidar a dívida de imediato.
Se a dívida contraída apresenta juros muitos altos,  converse com seu gerente a troca por um empréstimo a juros baixos.
Tenha disciplina
Para colocar as dicas do nosso guia em prática e se livrar das dívidas, ter disciplina é essencial. Entenda que a mudança na rotina financeira é temporária. O lado positivo é que agora você sabe como lidar com o dinheiro e não irá cometer os mesmos erros. Sair do vermelho requer um comprometimento total da sua parte, não desanime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Calendario Economico

Calendário Econômico fornecido por Investing.com Brasil, o portal líder financeiro.