segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Falta preparo de estudantes para entrar no mercado, dizem recrutadores por: Afonso Bazolli

Falta preparo de estudantes para entrar no mercado, dizem recrutadores

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Valor Econômico
09 de fevereiro de 2014 - 14:02
Falta-preparo-de-estudantes-para-entrar-no-mercado-dizem-recrutadores-televendas-cobranca
Por: Letícia Arcoverde
Metade dos estudantes universitários se sente muito ou completamente preparada para entrar no mercado de trabalho após a formatura. Já os recrutadores, que serão responsáveis por contratar os profissionais de primeira viagem, não possuem a mesma confiança.
A conclusão é de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela empresa de educação Chegg, com dois mil estudantes universitários e mil recrutadores. Segundo o estudo, há um descompasso entre as habilidades que os estudantes consideram ter ao entrar no mercado de trabalho e a expectativa dos recrutadores. Enquanto 50% dos universitários se sentem muito preparados para começar a trabalhar, apenas 39% dos recrutadores acham que os recém-formados entrevistados por eles nos últimos dois anos estavam prontos para o mercado.
Em todas as habilidades analisadas pela pesquisa, como a capacidade de desenvolver planos de orçamento, comunicar resultados ou trabalhar com clientes e figuras de autoridade, a confiança dos estudantes no seu próprio preparo é muito maior do que a avaliação que os recrutadores fazem de profissionais jovens.
Mais do que isso, os universitários dão mais importância a determinados aspectos do que os profissionais de RH. Dados mostram que 68% dos estudantes acham que ter notas altas é muito ou extremamente importante na hora de conseguir um emprego, enquanto 48% dos recrutadores concordam. Ter contatos no campo profissional desejado foi outro aspecto que 77% dos estudantes consideram essencial, enquanto apenas 28% dos recrutadores acham o mesmo.
Os profissionais de RH dão muito mais importância, por exemplo, à capacidade de liderar (escolhido como característica importante em um candidato por 93% dos recrutadores), participação em atividades extracurriculares durante a faculdade (91%) e ter ao menos um estágio no currículo (82%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Calendario Economico

Calendário Econômico fornecido por Investing.com Brasil, o portal líder financeiro.